Artigos e Estudos

Case Fibracon Construtora

Entrevista realizada em setembro de 2011 com Eustáquio Peixoto, Diretor Geral
“Boa gestão é medição!”

1. O que levou a Fibracon a implementar o Planejamento Estratégico?
Crescimento era uma vontade da Fibracon a médio e longo prazo. Profissionalizar e desenvolver eram os anseios da empresa e a partir disso a Fibracon fez a escolha de elaborar seu planejamento para se preparar para esse crescimento. Com o planejamento buscamos a nossa preparação para o mercado, maior profissionalização da gestão e uma mudança de cultura para mantermos o foco nos resultados, nos objetivos da empresa.
2. Quais foram os desafios do processo de formulação e implementação do Planejamento Estratégico?
O principal desafio foi engajar as pessoas no processo de formulação e implementação da estratégia. Como os profissionais estavam acostumados a uma forma de gestão e a um tamanho e estrutura da empresa, o desafio foi provocar uma mudança nessa visão e uma mudança de atitude. A empresa precisava ser vista não mais como uma empresa pequena e sim como uma empresa que almejava um crescimento significativo em alguns anos. Algumas coisas precisavam, portanto, mudar, desde rotinas até atitudes e postura dos profissionais. A Fibracon precisava de profissionais que pensassem como empreendedores e esse foi também um dos objetivos ao se decidir por um processo de planejamento estratégico.
Outro desafio foi a mudança de cultura da própria diretoria para que os dados e informações estivessem mais abertos aos funcionários. Dados antes reservados apenas a alguns setores ou à diretoria foram divulgados durante o processo de planejamento estratégico. É um desafio grande abrir essas informações e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas interpretem de uma forma correta, pois esse passo deve servir para que eles entendam o processo e contribuam para ele.
3. Qual a contribuição da Indicador Consultores no processo de crescimento da empresa?
A Indicador auxiliou a Fibracon a estruturar esse novo modelo de gestão da empresa. Os trabalhos contemplaram análises internas e externas, pesquisa com nossos clientes e reuniões de trabalho para discutir a estrutura organizacional adequada ao crescimento desejado pela Fibracon. Está sendo muito importante a atuação da Indicador no acompanhamento do desempenho alcançado pela empresa e as medições sistemáticas implementadas pela metodologia da Indicador de Avaliações Mensais de Desempenho.

Sobre a empresa: O Grupo Fibra  nasceu em 1991, na cidade de Belo Horizonte. Desde então, diversificou suas atividades e manteve-se em contínuo crescimento.  Em continuidade à sua estratégia de crescer de forma consistente e diversificada, no meio da década de 1990 o Grupo passou a investir  em imóveis,  sendo criada a Fibra Business com o intuito de administra-los. Para fazer frente ao contínuo crescimento de suas operações, o grupo Fibra diversificou criando então a Fibra Agropecuária, atuando nos setores  de Pecuária  e Cacau. Nos últimos anos, o Grupo tem focado seus esforços na construção civil.